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quarta-feira, dezembro 07, 2005

O vício do correio electrónico

O correio electrónico está a tornar-se viciante na Europa e alguns trabalhadores gastam metade de um dia de trabalho na gestão da sua caixa de e-mails, segundo um estudo realizado pela multinacional de segurança informática Symantec.

O estudo partiu de um inquérito a 1.700 pessoas de empresas de vários sectores da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) com mais de 500 empregados, simples trabalhadores ou gestores de tecnologias de informação com responsabilidade pelo sistema de e-mail.

O relatório conclui que mais de metade (52 por cento) dos inquiridos gastam duas horas de trabalho diário com o correio electrónico (abrir, ler, responder e apagar mensagens), o equivalente a um dia de trabalho em cada semana, e 15 por cento gastam quatro horas por dia a gerir o correio electrónico.

O inquérito indica que 54 por cento dos trabalhadores começa a consultar o correio electrónico antes da hora de início do trabalho e muitos consultam o mail depois do horário de trabalho, em muitos casos à noite (30 por cento).

O volume de correio electrónico nas empresas aumentou 47 por cento nos últimos 12 meses, segundo as conclusões do estudo. Quase um terço (31 por cento) dos inquiridos utiliza um dispositivo móvel para consultar o correio electrónico.

O estudo indica que mais de um quinto (21 por cento) dos utilizadores entra em pânico quando deixa de ter acesso à caixa de correio electrónico e seis por cento dizem que são bombardeados com mensagens.

Vantagens e desvantagens

A Symantec assinala que o correio electrónico deixou de ser um simples meio de comunicação e passou a ser uma ferramenta crítica de negócio, sendo utilizado por três quartos (74 por cento) dos inquiridos para marcação ou confirmação de reuniões, por 62 por cento para a gestão de contactos, por 74 por cento para a pesquisa de documentos e por 46 por cento para delegação de tarefas.

O estudo adverte, no entanto, que o aumento do volume do correio electrónico começa a representar um perigo para os negócios na EMEA, propondo um conjunto de medidas técnicas para lidar com o problema, como filtros de 'spam', e outras como encorajar os trabalhadores a falarem com colegas e clientes, em vez de usarem o e- mail.

1 comentário:

Eva Gonçalves, PhD Sociology disse...

é por isso que não há mails hoje?