Crucifies my enemies....

segunda-feira, novembro 15, 2004

E isto na mesma coluna....

O chocolate e o sol levaram a Óbidos cerca de 200 mil pessoas durante os seis dias desta terceira edição. No sábado foi preciso cortar o acesso à vila e este domingo a organização lançou um apelo inédito aos visitantes de última hora: não venham ao Festival - porque nas ruas estreitas de Óbidos não cabe nem mais um amante de chocolate.

O concurso de Esculturas deste ano tinha por tema as Capitais do Mundo. Telmo Coelho procurou inspiração em Moscovo e atirou a Torre de Belém para o segundo lugar.

Quem não conseguiu este ano provar chocolate em Óbidos, pode um destes dias experimentar em casa o que perdeu na futura capital do chocolate: a Câmara de Óbidos planeia também editar um livro de receitas de chocolate com as melhores ideias que chegaram este ano ao concurso internacional de amadores.

Que fica sempre bem com....

Só em Portugal há meio milhão de doentes. Cerca de 15 mil estão quase a ficar cegos por complicações devido a diabetes. A culpa é do sedentarismo e de hábitos de vida cada vez menos saudáveis.

Os doentes quiseram dar o exemplo e partiram esta manhã para uma marcha que pretende entrar para o Guiness, com 77.500 participantes no mundo inteiro. Portugal colaborou com 404 participações.

Às vezes não é fácil ser saudável, numa cidade que não consegue esconder a porcaria que produz, mas o melhor é continuar a tentar, a bem da saúde.

Ser diabético não é fácil, mas também não é nenhum drama. Há que ter mil cuidados com a saúde e com a alimentação, mas também se pode ser um atleta ou um amante de grandes aventuras.

Às vezes não nos apercebemos, mas os comportamentos do nosso dia-a-dia acabam por chocar os que são obrigados a ter mais cautelas.

Este ano o Dia Mundial do Diabético foi dedicado ao excesso de peso e à obesidade, duas das maiores causas da diabetes tipo 2, aquela que não exige aos doentes dependência de injecções de insulina.


Sem comentários: