Crucifies my enemies....

segunda-feira, dezembro 15, 2003

Boas tardes.

Farto de transcrições por hoje. Já tive de ouvir duas pessoas in loco (para aqueles fluentes em Latim, não preciso explicar, para os outros significa, no local), coisa que me agrada mas que, ao mesmo tempo, me traz grandes dilemas morais. Dilemas de quem tem de tomar decisões conscientes e realistas acerca do dia a dia de pessoas, que muitas das vezes o que fizeram, foi por falta de informação ou por necessidade.
Mas é um trabalho como todos os outros.
Por falar no vocábulo latino, falo de outro, bastante comum entre círculos literários de poesia romântica, no sentido verdadeiro do termo,e admiradores do Clube dos Poetas Mortos, o Carpe Diem.
Analisando a frase, e sem apresentar ainda o seu verdadeiro sentido, Carpe significa, entre muitas outras coisas, lamentar, daí advém a nossa palavra carpir, e diem, os dias, sem mais interpretações.
Logo, Carpe diem, em interpretação lato sensu, significa, lamenta os dias.
Muito menos romântico, agora em termos actuais, que agarra os dias, falando no plano amoroso.
Mas é possível que tenha sido esta a intenção de quem a utilizou em primeira instância, em interpretação stricto sensu, significa vive o dia a dia, pois um lamento é também um anseio por algo melhor, logo há que agarrar as oportunidades assim que surjam.
No plano amoroso, é o perfeito vocábulo para tentar convencer alguém a agarrar uma oportunidade assim que ela surja, por mais inteligente que seja uma pessoa, homem, ou mulher, não poderá deixar de se sentir tocado/a com a sensação de perda que a palavra provoca se não for seguida à  risca.
Mas também, e após mais aprofundada análise, é capaz de ser verdade que deixar escapar um dia, poderá significar agarrar toda uma vida.
Escolhas.
A vida realmente vive-se dia a dia, realção a relação, pensamento a pensamento, mas há sempre aqueles que perduram, que se passam semanas, meses, anos, e não são eliminados do nosso cognos. Por isso, acho que agarrar a oportunidade ou viver o dia ou outros tantos significados da expressão Carpe Diem, poderá simplesmente querer significar o querer agarrar aquele pensamento, aquela ideia, aquela paixão. Mesmo que o físico não esteja já presente nas nossas vidas, mas a simples ideia nos faz avançar para algo melhor.
Para terminar;

Verba vollant, scripta mallent
As palavras voam e os escritos permanecem.

Ou seja, a primordial razão deste blog.


Sem comentários: