Crucifies my enemies....

segunda-feira, setembro 18, 2006

Ah e tal...

Darth Vader, Luke Skywalker tudo irreal...

Ai é???

Tomem!

Claudia Mitchell, soldado da marinha dos Estados Unidos da América, foi operada há dois anos depois de ter perdido o braço num acidente de moto.

O braço biónico é controlado por nervos que foram reencaminhados para músculos sãos nos peitorais. A nova enervação desta região do corpo permite-lhe enviar sinais ao braço robótico através de eléctrodos que respondem aos impulsos do cérebro.

"Antes da operação, não pensava que pudesse voltar a ter uma vida normal", disse Claudia Mitchell. "Mas este braço e o Instituto de Reabilitação de Chicago deram-me a possibilidade de ter uma vida mais agradável e activa do que esperava", declarou a jovem, sorridente. "Estou feliz, cheia de confiança e independente", acrescentou.

Este importante avanço no domínio das próteses permite aos amputados recuperar a capacidade de executar uma série de movimentos, como vestir-se, abrir tampas e retirar objectos de prateleiras.

Os investigadores esperam que estes braços biónicos possam ajudar os cerca de 400 estropiados que perderam um membro nas guerras do Afeganistão ou do Iraque.

Cláudia Mitchell submeteu-se à operação no dia do seu 25º aniversário e passou um ano a aprender a controlar a prótese, que já domina ao ponto de poder descascar uma laranja.

Com Lusa

4 comentários:

Anónimo disse...

É só a tua realidade essa do Darth Vader e Luke Skywalker

Luke disse...

Só a minha realidade por só existirem para mim? Ou por só eu acreditar que existem? Não interessa, mas que existem isso é inegável. Coitado do George Lucas, da Lucasfilm e da ILM caso eles fossem produto da minha deturpada mente apenas....

ZekE disse...

Que tal um sabre de luz para cortar os anónimos em postas???

Anónimo disse...

gosto quando os "zekes" dão sugestões iluminadas, gosto prontos!!é da idade :)