Crucifies my enemies....

quarta-feira, maio 17, 2006

Picanço saudável e definição de estilicídio.

Que é uma palavra muito bonita.

"Homenagem ao decímetro

O decímetro, esse esquecido. Num mundo de contestatários, de ATTACs e coisas do género não se compreende como ninguém toma a causa do decímetro.

O decímetro traz uma nova profundidade à noção de ostracismo. O decímetro não foi excluído, o decímetro vive pior que um leproso em tempos de peste. O decímetro, que se saiba, só existe de nome. O decímetro merece, por isso, a nossa atenção.

Um gajo é abordado na rua e perguntam-nos pelo Lingote. Um gajo tá em frente à botique da Bilba, faz umas contas de cabeça e lá vai de dizer: olhe, é ali mesmo à frente, a uns 100 metros. Ou então, um gajo tá a fazer carpintaria lá em casa, a mulher no forno, como deve ser, às tantas não tá para se dobrar e lá diz à dona: ó mulher passa aí a broca de 8 milímetros. Ou então, como tantas e tantas vezes acontece, um gajo tá ali, com os amigos, frente à Playstation, à espera que o jogo Portugal-Grécia comece, para arrear naqueles toninhos e sempre vai especulando: ó Ricardão, a tua ainda deve ter mais uns 5 centímetros que a minha, ou não?

O que é que todos estes exemplos têm em comum: o demonstrarem uma terrível cabala senão mesmo uma atroz indiferença, uma verdadeira limpeza deciétnica do decímetro. Assustador.

Quer dizer, um gajo está a estacionar o carro. Quer cumprir o código - o que desde logo demonstra que isto é uma mera suposição - e repara que a placa só permite pôr o carro 50 cm em cima do passeio. Porquê??? Porquê 50 cm??? Porque não 5 dm? Han?

A resposta é clara: estão a querer acabar de vez com o decímetro, votá-lo ao mais terrível abandono. Já estou a ver os outros putos, os a sério, os da escolinha, quando crescidos a interrogaram-se: lembras-te qual era aquela medida que vinha entre o metro e o centímetro? Medida entre o metro e centímetro?... não tou a ver..." In Os Putos

E resposta:

"Esse abusador da propriedade alheia, incontinente da telha, vai pagá-las bem caro. O longo braço da lei não deixará de castigar o estilicida. E viveremos mais felizes! Sobretudo esse senhor paradoxo. Estou certo de que não deixará de rejubilar com a consagração legal do decímetro.

ARTIGO 1365º do Código Civil

(Estilicídio)

1. O proprietário deve edificar de modo que a beira do telhado ou outra cobertura não goteje sobre o prédio vizinho, deixando um intervalo mínimo de cinco decímetros entre o prédio e a beira, se de outro modo não puder evitá-lo.

2. Constituída por qualquer título a servidão de estilicídio, o proprietário do prédio serviente não pode levantar edifício ou construção que impeça o escoamento das águas, devendo realizar as obras necessárias para que o escoamento se faça sobre o seu prédio, sem prejuízo para o prédio dominante."

In Vendo a minha mãe

1 comentário:

caps disse...

pronto, tá bem, n estaciones o carro 50 centimetros em cima do passeio, estaciona a 5 decimetros...