Crucifies my enemies....

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Lisboa é a única cidade portuguesa ao nível de Espanha

Lado a lado, mas com realidades tão diferentes. Os Institutos de Estatística de Portugal e Espanha compararam o desenvolvimento de ambos os países. E mais uma vez fica provado que do lado de cá da Península Ibérica, a vida é mais difícil.

Só a região de Lisboa escapa, em alguns indicadores, ao panorama negativo do país e chega aos níveis de desenvolvimento de algumas das regiões mais abastadas de Espanha, como Madrid e a Catalunha.

Na capital portuguesa, o rendimento per capita das famílias varia entre os dez mil e os 13 mil euros, um valor próximo do madrileno, mas longe da realidade nacional. O resto do país está lado a lado com as regiões mais pobres do país vizinho.

Lisboa está no mesmo patamar que Madrid no número de computadores por cada casa. O resto do país não foge à infoexclusão.

O desemprego é dos poucos factores que põe os portugueses à frente dos espanhóis. A zona centro e o Algarve são as regiões com menor desemprego, apenas ao nível da capital espanhola e de algumas zonas do País Basco e da Catalunha.

A diferença entre os dois países está também na saúde. Em Portugal, há um a três médicos por cada mil habitantes. Só Lisboa escapa ao panorama negativo e ainda assim fica atrás dos números de Madrid.

Um dos poucos indicadores que deixa Portugal à frente é negativo para o país. O número de vítimas dos acidentes de viação é maior do lado de cá da fronteira.

Quanto aos espectadores de cinema, em todo o país, só Lisboa consegue encher as salas de cinema. Em Espanha, a afluência é semelhante em seis das dezasseis regiões.

Portugal é actualmente o único país da União dos 25 com um crescimento abaixo da média europeia. Continua menos desenvolvido e consequentemente menos rico que a vizinha Espanha.

8 comentários:

Eva Gonçalves, PhD Sociology disse...

Mas nós portugueses somos mais bonitos.

Luke disse...

O que nos ajuda imenso no caso em apreço.....

Anónimo disse...

N SE PODE DIZER ISSO DE TODA A GENTE

Maria disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria disse...

A estatística é uma "ciência" muito sui generis...
Mal por mal, prefiro morar aqui, e que se lixem as estatíscas...talvez seja melhor arranjar soluções para melhorar em vez de mudar de país...
é verdade que a vizinha espanha também tem mais atentados por ano...

Luke disse...

Sim,, não trocava o meu país por Espanha.
E ó unknown, pode-se dizer isso de toda a gente. Podemos ter ou não razão, isso é outro assunto.....

Anónimo disse...

TELHADOS DE VIDRO....

Luke disse...

Muito porreiros numa casa de campo.....