Sun Tzu disse:
Com relação ao posicionamento do exército
com relação às montanhas Um general tem que observar o seguinte: ao passar por montanhas, estar seguro, ficando perto dos vales; selecionar um lugar em solo alto que receba a luz solar para os realizar os acampamentos militares e não subir para alcançar o inimigo. Esta é a lei para posicionar-se com relação às montanhas.
com relação aos rios Depois de cruzar um rio você deve ficar longe dele. Se os ataques inimigos partem de um rio, não o enfrente na água. Ao invés disso, é vantajoso permitir que metade das tropas atravesse, para então os golpear. Se você deseja lutar com o inimigo, não enfrente suas forças de invasão perto de um rio. Ao invés disso, selecione um lugar em solo alto que receba a luz solar para tomar posição e nunca acampe à jusante do inimigo. Esta é a lei para posicionar-se com relação aos rios.
com relação aos pântanos salgados Cruze os pântanos salgados depressa e sem demora. Ao encontrar as tropas do inimigo em um pântano salgado, posicione-se perto da grama com as costas voltadas para a floresta. Esta é a lei para posicionar-se com relação aos pântanos salgados.
com relação às terras planas Em locais planos, selecione um lugar acessível, posicione-se com seu flanco direito tendo um campo alto às costas, terras perigosas em frente e solo seguro à sua retaguarda. Esta é a lei para posicionar-se com relação às terras planas.
Estas são as mesmas quatro leis que permitiram que o Imperador Amarelo derrotasse os quatro imperadores (líderes de quatro tribos no tempo do Imperador Amarelo).
--------------------------------------------------------------------------------
Vantagens oferecidas pelo terreno
Todos os chefes preferem estacionar as suas tropas em terreno alto ao invés de terreno baixo; preferem a luz solar em lugar da sombra; e onde colheitas podem crescer e o solo é protegido. As tropas estarão livres de doenças, e isto garantirá vitória.
Ao encontrar colinas ou diques, você deverá estacionar suas tropas no lado do sol, com as colinas ou diques a sua retaguarda. Estas vantagens são oferecidas pelo terreno, cabendo ao general saber aproveitá-las.
--------------------------------------------------------------------------------
Cuidados com a natureza
Se uma chuva pesada desaba na parte de cima de um rio e forma torrentes que se apressam até as partes baixas, não cruze o rio, mas espere até que as águas se acalmem.
Quando você encontrar regiões perigosas, nunca se aproxime, e evite-as com rapidez: um desfiladeiro com um rio que corre no fundo; uma barranca, com precipícios perigosos ao redor; solos densamente cobertos com uma mata alta; uma terra pantanosa; e uma passagem estreita entre duas montanhas.
Mantenha-se longe dessas posições e deixe que o inimigo se aproxime delas; mantendo-as a nossa frente, poderemos manobrar e o inimigo as terá pela retaguarda.
Se o exército tiver em seus flancos ravinas escarpadas, pântanos, juncos e cana, montanhas arborizadas com vegetação densa, você deve examinar cuidadosamente e repetidamente, para ver se não há emboscadas ou se existe alguém espionando.
--------------------------------------------------------------------------------
Sinais ...
Posicionamento das tropas do inimigo
Se as tropas do inimigo estão próximas de suas posições e permanecem quietas, é porque a posição não é vantajosa a eles.
Se as tropas do inimigo estão longe de você e ainda ousam vir e o desafiar a batalhar, é porque elas querem seduzi-lo a fazer um avanço.
Se as tropas do inimigo estão em um terreno plano, é porque há vantagens práticas nesta posição.
Indícios da natureza Se as árvores estão se movendo, o inimigo está avançando para você.
Se você acha muitos obstáculos escondidos entre a vegetação rasteira, o inimigo está tentando nos confundir.
Se pássaros levantam vôos, o inimigo o está aguardando para um emboscada.
Pássaros que se reúnem sobre a área de acampamento do inimigo, sugerem que o acampamento deva estar abandonado e que o inimigo fugira.
Animais assustados, que correm em disparada, indicam sinal de ataque iminente do inimigo.
Nuvens de poeira que se erguem altas, indicam que as carruagens do inimigo estão aproximando. Quando o poeira ficar baixa e se espalhar pelo chão, é um sinal que a infantaria do inimigo está chegando. Mas se a poeira for levantada em pontos isolados, então o inimigo está cortando lenha para as fogueiras. A poeira que é baixa e que sobe com intermitência indica que o inimigo está lançando acampamentos.
Negociações Se o mensageiro do inimigo fala palavras moderadas, mas as suas preparações de guerra continuam, ele vai avançar.
Quando o inimigo fala de forma belicosa e ameaça avançar, ele vai se retirar.
Se o inimigo envia um mensageiro com palavras conciliadoras, é porque possuí desejos para uma trégua.
Quando o inimigo pede uma trégua, mas não sofreu um retrocesso, então está tramando algo.
Formações inimigas Quando as carruagens leves do inimigo partirem primeiro e tomarem posição nas alas, significa que o inimigo está organizando a sua formação de batalha.
Quando os generais do inimigo, mostram-se ocupados e movem-se para organizar as posições dos soldados a pé e dos veículos armados, então o inimigo está esperando para lançar um ataque decisivo.
Quando a metade das tropas do inimigo avança e a outra metade recua, significa que o inimigo está tentando nos atrair para uma armadilha.
Comportamento inimigo Quando os soldados do inimigo se apóiam nas suas próprias armas, você deduzirá que eles encontram-se famintos e fatigados.
Quando os próprios soldados que trazem água bebem-na primeiro, significa que o inimigo tem sofrido de sede.
Se os soldados se recolhem em grupos pequenos, murmuram e reclamam em um murmúrio, é porque que o general perdeu o apoio deles.
Quando mais oficiais ficam irritáveis, o inimigo está cansado de guerra.
Inimigo em desordem E se houver uma vantagem e o inimigo não tenta obtê-la, é porque ele está completamente exausto.
À noite, se ouvem-se gritos no acampamento do inimigo, é porque as suas tropas estão com medo e inseguras.
Quando há desordem no acampamento do inimigo, significa os seus generais perderam o prestígio e a autoridade.
Quando bandeiras e estandartes mudam constantemente de posição, o inimigo está em desordem.
Se o inimigo alimenta os seus cavalos com grãos e seus soldados com a carne; quando destrói seus utensílios de cozinha e não mostram qualquer intenção de voltar ao acampamento, quer dizer, ele está desesperado e vai lutar a morte.
Recompensas Um chefe que recompensa muito freqüentemente os seus soldados está com problemas. Ele que muito freqüentemente castiga os seus está com angústias sérias. Se ele trata os seus soldados com violência e, depois, teme que eles o traiam, é extremamente inepto.
Se você castiga soldados que ainda não lhe são devotos, eles não o obedecerão, e se não o obedecerem será difícil utilizá-los. Mas, mesmo com a devoção das tropas, se uma disciplina rígida e imparcial não for reforçada, você também não terá como usá-las.
Assim, você deverá comandar suas tropas com civilidade e humanidade, para manter seus homens unidos; e com disciplina marcial, para mantê-los na linha. Isso garantirá a lealdade, e você será invencível.
Adestramento Se as ordens foram constantemente reforçadas os soldados serão obedientes, caso contrário, serão desobedientes.
Se as ordens forem constantemente reforçadas, haverá uma relação complementar de confiança entre o comandante e seus homens.
Avaliação Um inimigo que confronta-se com você, por muito tempo, sem lutar e nem abandonar sua posição, deve ser considerado com o maior cuidado.
O que basta é: ser capaz de avaliar sua própria força, ter uma visão clara da situação do inimigo e obter apoio total de seus homens. Aquele que não faz planos ou estratégicas, e menospreza o inimigo, seguramente será capturado pelo oponente.
Crucifies my enemies....
quarta-feira, julho 06, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário