(thanks Maria (do canto))
Esta foi a resposta de Adolfo Luxúria Canibal (vocalista do grupo Mão Morta) à questão levantada sobre os preços serem mais caros em Portugal queno resto da Europa.
"Mas a culpa é só nossa, dos portugueses! Nós é que temos o culto do caro, resquicio de um velho complexo de inferioridade e sintoma de povo novo-rico (sim, apesar de tudo, apesar de sermos os mais pobres da UE, (pelo menos antes do último alargamento), o que é certo é que grande parte - a maioria? -da nossa classe média tem ascendência campesina e há quarenta anos andava de pé descalço).
Nós é que achamos que se não for caro não tem qualidade,envergonhamo-nos de achar caro ou de pedir mais barato, que nos tomem por pelintras...
Nós é que temos o culto das marcas, tanto melhor quanto mais caras surjam no mercado, culto esse que no estrangeiro está circunscrito aos suburbanos e aos grupos étnicos deixados á margem, como forma de afirmação social.
Nós é que criamos a aura dos produtos caros como sinónimo de alto standing,como sinal de pertença a uma elite, como prestigio. E qualquer aprendiz de marketing percebe imediatamente isso, percebe que no mercado português uma marca ou um produto impõe-se pelo preço excessivo, ganha renome não pela qualidade mas pelo preço, com a vantagem dessa estratégia ainda aumentar a margem de mais-valia para o fabricante ou vendedor.
A FNAC é um exemplo, com os discos à venda em Portugal bem mais caros que os mesmos discos à venda em França, na mesma FNAC (e com o mesmo IVA!).
Mas o exemplo mais chocante é o da IKEA: para se implantar em Portugal aumentou os preços em relação aos praticados noutros paises onde a sua estratégia de implantação é exactamente a de preços muito baratos para um design moderno) e, ainda tendo a concorrência da Habitat (que em Portugal já praticava preços mais altos do que em França, p.ex.), comprou a Habitat Portugal e baixou-lhe drasticamente s preços, questão de ficar com o prestigio de marca cara, logo apetecivel, e mandar a Habitat para o desprestigio de marca popularucha, ao alcance de qualquer bolsa!...
Mas já a Zara não teve que aumentar os preços, pouco depois de abrir as primeiras lojas em Portugal, para se manter concorrencial e apetecível ao público? As máquinas fotográficas não são bem mais baratas nos Office Centers do que nas FNACs e as pessoas não preferem comprar na FNAC, que são mais prestigiantes?
Em tempos, numa Francesice para a Antena 3, contei a história da turista portuguesa que entrou numa loja parisiense a perguntar o preço de uma camisola que estava na montra. A empregada disse-lhe o preço e acrescentou, numa honestidade a que não estamos habituados, que era cara, que tinha mais barato (pressupondo que para a mesma qualidade ou superior); não é que a portuguesa levou aquilo como um insulto pessoal, como uma insinuação de que não teria posses para comprar a camisola, e desatou aos berros, dizendo que tinha dinheiro para comprar a camisola, as camisolas todas da loja, a própria loja!...
É esta a nossa mentalidade, e enquanto continuar a ser continuaremos a levar com os preços mais caros da Europa (para salários três e quatro vezes mais baixos)!"
Comentário pessoal: Acresce a justificação da ascendência campesina como explicação do fenomeno referir que esta apetência do português para ser imbecil remonta aos Descobrimentos. Pegue-se nos cronistas quinhentistas e facilmente se verifica a importância dada à apresentação pública de um cavalo bem arreado, (o Porsche de então), em detrimento do acesso regular a bens alimentares! Exactamente: Fome em troca de um cavalo bem aparelhado na via pública!!!!
Crucifies my enemies....
quinta-feira, julho 14, 2005
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