Crucifies my enemies....

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Adenda ao dia de hoje

Não poderia deixar passar esta notícia.

Movimentos Perpétuos

Projecto dedicado a Carlos Paredes ficará concluído até ao final do ano com um site




Se fosse vivo, Carlos Paredes completava hoje 80 anos. Coimbra presta homenagem esta noite ao mestre da guitarra portuguesa num espectáculo que cruza a música, o cinema e a literatura. Entretanto, o último momento do projecto "Movimentos Perpétuos", dedicado ao guitarrista, ficará concluído até ao final do ano com um site que disponibiliza a sua obra.






O projecto Movimentos Perpétuos cumpre hoje dois anos, no mesmo dia em que, se fosse vivo, Carlos Paredes completaria 80 anos.

Ao longo destes dois anos, o projecto da Associação Movimentos Perpétuos foi produzindo várias iniciativas de forma a angariar cerca de 30 mil euros para digitalizar e disponibilizar na Internet material de e sobre Carlos Paredes.

A juntar ao disco duplo, aos livros de textos e banda desenhada, ao ciclo de cinema e à exposição de artes plásticas já realizados, o Movimentos Perpétuos tem ainda previsto a edição de um filme de Edgar Pêra e a venda de serigrafias feitas por seis artistas portugueses.

Em declarações à agência Lusa, um dos mentores do projecto, João Pinto Sousa, referiu que Edgar Pêra está a ultimar o filme, que deverá ser exibido até Julho na RTP e posteriormente editado e distribuído com o jornal Público.

O filme, intitulado "Movimentos Perpétuos", tem como ponto de partida um concerto de Carlos Paredes, gravado em 1984 no auditório Carlos Alberto, no Porto.

"Foi um concerto feito exclusivamente com o repertório de Carlos Paredes e em que o músico conversa com o público sobre a relação com o Porto, os emigrantes, o cinema, a pintura ou a poesia", afirmou Edgar Pêra à agência Lusa.

O espectáculo de há vinte anos é também o fio condutor de todo o filme que inclui imagens de arquivo sobre Carlos Paredes e outras, em formato Super 8, recolhidas por Edgar Pêra ao longo de um ano e meio, desde que está ligado ao projecto Movimentos Perpétuos.

Além da distribuição do filme, a associação Movimentos Perpétuos espera conseguir verbas com a venda de uma série de serigrafias feitas por artistas como Júlio Pomar, João Abel Manta,
Ângelo Sousa, Rui Sanches, Pedro Proença e Sara Maia, aos quais de poderão ainda juntar Ana Hatherly, Pedro Cabrita Reis e Rogério Ribeiro.

"A verba não era muito ambiciosa, mas o suficiente para conseguir fazer o site", explicou João Pinto Sousa, que acredita ainda no apoio de um mecenas privado.

"A paixão que temos pelas coisas e o desejo de partilhar tal como Carlos Paredes teve leva-nos a querer terminar este projecto", referiu o responsável.

"Com todas as dores de cabeça que deu, valeu o trabalho que fizemos para o Carlos Paredes, porque conseguimos projectar o projecto para os mais novos, para os escritores e os artistas plásticos", afirmou por seu turno à Lusa, Luísa Amaro, guitarrista e última companheira do compositor.

Comemorações dos 80 anos do guitarrista

Hoje, dia em que Carlos Paredes completaria 80 anos, decorrerá um espectáculo de música, cinema e literatura em Coimbra com exibição de curtas-metragens e uma actuação de Luísa Amaro.

O tributo ao mestre da guitarra portuguesa, falecido em Julho passado, inclui ainda leitura de textos por José Jorge Letria e a actuação de Paulo Soares e Rui Namora com alunos da Escola da Guitarra, da Viola e do Fado de Coimbra.

Na sexta-feira e no sábado, o realizador Edgar Pêra projectará excertos do filme "Movimentos Perpétuos" num "cine-concerto de tributo a Carlos Paredes", na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.

No evento, o realizador testará ao vivo algum do material que está ainda a preparar, ao mesmo tempo que os músicos Nuno Rebelo, João Lima, Jean-Marc Dercle e os Dead Combo reinventam e reinterpretam temas de Carlos Paredes.

Intérprete maior da guitarra portuguesa, Carlos Paredes nasceu em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1925 e faleceu em Lisboa, vítima de doença prolongada, a 23 de Julho de 2004.

Com Lusa

Sem comentários: