Crucifies my enemies....

segunda-feira, janeiro 17, 2005

WAIS III

Ainda dizem que os advogados são o que são:

WAIS-III
Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos (3ª edição)

autor: D. Wechsler
versão: Espanhola
população: Adolescentes e Adultos
aplicação: Individual
tempo de aplicação: +/- 90 min.
idade: +16 anos
preço: 1,910.54 € (IVA e portes de envio incluídos)

Descrição Técnica

A terceira edição da Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos, apresenta claras vantagens e novidades relativamente à WAIS-R. Nesta nova versão foram realizadas algumas alterações que abrangeram a extensão do leque etário, a eliminação ou modificação de alguns itens, a actualização do material de estímulo e a inclusão de novos subtestes. A WAIS-III inclui 14 subtestes, dos quais 11 já faziam parte da WAIS-R. Foi ainda incluído o subteste Pesquisa de Símbolos (que se adaptou a partir da WISC-III) e acrescentados como novidades os subtestes Letras e Números e Matrizes. Os resultados dos subtestes permitem calcular dois tipos de escalas compósitas: os tradicionais QIs (Verbal, de Realização e da Escala Completa) e quatro Índices Factoriais (Compreensão Verbal, Organização Perceptiva, Memória de Trabalho e Velocidade de Processamento). As características da WAIS-III conferem-lhe excelentes qualidades enquanto instrumento de avaliação da inteligência. A sua aplicabilidade abrange vários contextos, como por exemplo a avaliação pedagógica (p.e. dificuldades de aprendizagem, prognóstico de sucesso escolar, identificação de casos de sobredotação), o diagnóstico de défices neurológicos e a avaliação do funcionamento intelectual de candidatos em contexto de selecção.

É em espanhol, caro como a porra, e completamente desnecessário.
Desnecessário no sentido que perto de mim é tudo burro!
(ou será o contrário). Bem, não interessa, um shrink gasta mesmo uma pipa de massa nestas coisas....

5 comentários:

Luke disse...

Devem pensar que o dito é verdade....
Ou não.
Ou não ligam.
Ou não querem saber da Psicologia em Portugal.

Eva Gonçalves, PhD Sociology disse...

O facto de estes testes terem aplicabilidade em áreas como a avaliação pedagógica interessa-me deveras. Aplicá-los às crianças a quem dou formação seria uma importante ferramenta de trabalho. Ajudar-me-ia a melhor compreender as crianças, a saber com quais teria de repetir a informação, a quais poderia exigir mais, e muito importante, corrigir os meus próprios erros.
Claro que teria de ter a ajuda de psicólogos para aplicar e analisar os testes ... interdisciplinaridade é importante para a eficiência.

Anónimo disse...

Acho que pra perceberes as criancinhas aqui do blog do Luke precisas de MUITO mais do que um conjunto de testes...

LB

Eva Gonçalves, PhD Sociology disse...

Eu essas nem quero perceber ... é da área da psiquiatria!

Luke disse...

Shrinks are sick, they fuck with our minds....