A terapia cognitivo-comportamental é uma psicoterapia estruturada, directa e de curta-duração, de grande eficácia numa larga variedade de perturbações psicológicas, nomeadamente :
Depressão
Ansiedade
Sexualidade
Fobias
Problemas de sono
Problemas relacionais
Perturbações alimentares
Stress
Auto-controlo
etc
A eficácia desta psicoterapia no tratamento da depressão, ansiedade e outras perturbações psicológicas, está comprovada cientificamente. Os estudos demonstram, por exemplo, que o acompanhamento psicológico através da terapia cognitivo-comportamental reduz os sintomas da depressão tão eficazmente como a terapia com anti-depressivos resultando, contudo, numa taxa mais baixa de recaída. Além disso, não tem os efeitos secundários associados aos medicamentos.
A psicoterapia foca-se na resolução dos problemas, fornecendo ao indivíduo uma explicação clara das suas dificuldades emocionais, prevenindo a recaída e problemas posteriores.
No tratamento psicológico, o indivíduo é ensinado a identificar os pensamentos que originam as perturbações emocionais e a substituí-los por modos de pensar mais saudáveis. Ao longo deste processo, o indivíduo aprende técnicas de auto-ajuda que produzem o alívio rápido dos sintomas, a resolução de problemas de vida e a melhoria da auto-estima, bem como o aumento do auto-controlo sobre os seus próprios problemas.
A terapia cognitivo-comportamental envolve também a mudança de comportamentos que muitas vezes prejudicam o próprio indivíduo, como é o caso de problemas com a assertividade e com a intimidade relacional.
O tratamento de cada problema tem uma duração variável, dependendo do tipo e da gravidade do mesmo, adaptando o terapeuta o seu método de tratamento ao problema específico de cada indivíduo.
Para além destes aspectos é importante realçar que a terapia segue todos os princípios éticos fundamentais, tais como o respeito pela confidencialidade e a aceitação do indíviduo enquanto pessoa com valor e com capacidades para ultrapassar os seus problemas.
Crucifies my enemies....
quarta-feira, dezembro 15, 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Tirei ideias da minha...
Assim já sei o que me fazem à mona....
Enviar um comentário