Crucifies my enemies....

quarta-feira, novembro 03, 2004

Para argumentar.

A língua portuguesa é riquíssima em vocabulário. Sei, muito embora existam pessoas mais habilitadas para tal, o difícil que é estruturar programas de aprendizagem, e muito mais difícil será manter os actuais a acompanhar a dinâmica temporal na nossa sociedade.
Se possível, gostaria de saber a vossa opinião acerca desses mesmos programas.
Acham que estão a ensinar correctamente os jovens?
Nomeadamente no que diz respeito à aplicação escrita da língua portuguesa.
É porque me custa um pouco acreditar que os jovens, ou seja, os mais jovens que eu, sejam sinceramente obrigados a escrever correctamente. O advento dos telemóveis trouxe consigo um novo tipo de linguagem, linguagem essa que é, a meu ver, usada de forma extremamente abusiva. Porque existem formas, como os mails, que não estão limitadas a 160 caracteres, por isso todas as letras poderiam ser utilizadas.
Eu utilizava abreviaturas, ainda utilizo, mas para situações em que é necessário escrever rapidamente, por exemplo, tirar notas nas aulas de faculdade (coisa que se tornava muito dificil de decifrar a posteriori).
Mas vá lá, exercitem a vossa massa cinzenta.

8 comentários:

Zozobra disse...

Não deste nenhum erro ortográfico neste texto...
Assim não tem piada, ninguém vai escrever comentários...

Luke disse...

Pois, pelos vistos o interesse é única e exclusivamente o focar os meus erros. Não sou perfeito, sou qause, mas não sou perfeito.
(o quase é muito vago)

Zozobra disse...

Claro que és perfeito, senão eu não era teu fã :-)

Luke disse...

O pormenor do "qause" foi interessante...

Zozobra disse...

Em relação aos programas escolares, estou pouco por dentro disso, mas concordo que devem ser actualizados de modo a acompanhar a evolução da sociedade...

Em relação à língua portuguesa em particular sou da opinião que as crianças devem ser ensinadas a escrever e falar correctamente português.

Parece-me que quem souber escrever correctamente portugues vai conseguir-se adaptar facilmente aos novos vocábulos, a escrever abreviaturas, etc.
Pelo contrário, uma pessoa que não tenha uma boa formação base pode ser o ás do telemovel e do msn, mas nunca conseguirá escrever um texto correctamente.

Só por curiosidade, no outro dia estava a fazer zapping na tv e estava a dar um programa para crianças na RTP, em que as respostas a perguntas deviam ser "Tá-se!" ou "Não Tá-se!". É este o serviço público que a RTP apregoa?

Zozobra disse...

Já agora aproveito para fazer uma pequena consideração em relação à escrita neste blog, visto que tem sido bastante criticada...

Acho que este blog no geral tem posts bem escritos e que existe cuidado por parte do blogger de ter uma escrita correcta. Como em todo o lado existem erros, mas normalmente são erros tipográficos (e não ortográficos) provavelmente provocados por quem não tem todo o tempo disponível para escrever blogs. Comparando com a maioria dos sites e blogs que consulto normalmente penso que este se encontra bastante acima da média.

Acho que as pessoas que criticam o blogger deviam fazer uma análise construtiva e comparativa sobre a qualidade da escrita neste blog, e também compreenderem que (se calhar ao contrário das pessoas que fazem essas críticas) o blogger não tem todo o tempo do mundo para verificar mais exaustivamente o que escreve...

Além que o Luke escreve o que bem lhe apetecer pq o blog é dele... quem se sentir insultado com a qualidade da escrita faça um favor aos outros e cale-se, que pelos vistos a maioria das pessoas que visualizam este site gostam dos posts deste blog

ZekE disse...

O Luke deve tar mesmo todo contente com esta ultima critica....

Luke disse...

Mais do que isso Zeke, já me está é a doer a peida....