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quinta-feira, outubro 21, 2004

Tokugawa Ieyasu San

Tokugawa Ieyaso tornou-se o homem mais poderoso do Japão depois da morte de Hideyoshi em 1598.Contra as promessas por si feitas, não respeitou o sucessor de Hideyoshi, Hideyori, porque queria tornar-se no senhor absoluto do Japão.

Na batalha de Sekigahara em 1600, Ieyasu derrotou os seguidores de Hideyori e outros rivais ocidentais, conseguindo com isso um poder e uma fortuna quase ilimitados. Em 1603, Ieyasu foi nomeado Shogun pelo emperador e estabeleceu o seu governo em Edo (Tokio). Os Shoguns Tokugawa continuaram a governar o Japão durante uns impressionantes 250 anos.

Ieayasu tomou o controle rígido de todo o território. Sabiamente redistribuiu a terra conquistada pelos seus daimyo: vassalos mais leais (aqueles que o apoiaram já antes de Sekigahara), recebendo domínios estrategicamente mais importantes em consequência disso. Todo o daimyo tinha obrigatoriamente que passar cada segundo ano em Edo. Isto significava um tremendo fardo financeiro para o próprio, reduzindo o seu poder na sua terra.

Ieyasu continuou a promover o comércio externo. Estabeleceu relações com os Ingleses e Holandeses, por outro lado, instaurou a proíbição e perseguição do cristianismo desde 1614 em diante.

Depois da destruição do clã Toyotomi, em 1615, quando Ieyasu capturou o castelo de Osaka, ele e os seus seguidores ficaram praticamente sem rivais, e a paz prevaleceu durante o período Edo. Por essa razão, os Samurai, foram-se educando, não só nas artes marciais, mas também na literatura, filosofia e nas artes, como por exemplo, a cerimónia do chá.

Em 1633 o shogun Iemitsu proibiu as viagens aos estrangeiro e isolou quase totalmente o Japão em 1639, reduzindo os contactos com o mundo exterior para um número de trocas comerciais limitado com a China e Holanda no porto de Nagasaki. Todos os livros estrangeiros foram banidos.

Apesar do isolamento, o comércio interno e a produção agrícola continuaram a melhorar. Durante o período Edo, e especialmente durante a era Genroku (1688-1703), a cultura popular floresceu. Novas formas de arte, como o kabuki e o ukiyo-e, tornaram-se muito populares, especialmente nos meios cosmopolitas.

A mais importante filosofia dos japoneses Tokugawa era o Neo-Confucionismo, explanando a importância da moral, educação e da ordem hierárquica no governo e na sociedade: Um rígido sistema de quatro classes existiu durante o período Edo; no topo da hierarquia social ficavam os samurais, seguidos dos camponeses, artesãos e dos comerciantes. Os menbros das quatro classes não tinha a permissão para mudar o seu status social. Banidos (eta), pessoas cujas profissões eram consideradas impuras, formavam uma quinta classe.

Em 1720, a proíbição da literatura ocidental foi cancelada, e vários pensamentos novos entraram no Japão através da China e da Europa (o ensino Holadês. Novas escolas nacionalistas que combinavam os elementos Shinto e Confucionista foram também desenvolvidas.

Muito embora o governo Tokugawa tivesse permanecido relativamente estável por vários séculos, a sua posição entrou em declínio por variadas razões: Um constante agravamento da situação financeira do governo levou ao incremento dos impostos e a motins porparte da população camponesa. Para além disso, o Japão sofria regularmente desatres naturais que levou à fome e a tumultos que causaram mais problemas financeiros para o governo central e para os daimyo. A hierarquia social começou a entrar em colapso assim que a classe comerciante começou a ganhar gradualmente mais poder, obrigando alguns samurai a dependerem finaceiramente dela. Na segunda metade da era, a corrupção, incompetência e um declínio da moral no seio do governo causaram ainda mais problemas.

No fim do século 18, pressão externa começou a ser um assunto de maior importância, quando os russos tentaram estabelecer contactos comerciais com o Japão, sem sucesso. Seguiram-se outros europeus e os americanos no século 19. Foi finalmente o Comodore Perry em 1853 e novamente em 1854, que forçou o governo Tokugawa a abrir um número limitado de portos para comércio internacional. No entanto o comerciou permaneceu limitado até á restauração Meiji em 1868.

Com todos estes factores combinados, os sentimentos anti-governo foram crescendo e causaram outros movimentos, tais como a exigência da restauração do poder imperial e dos sentimentos anti-ocidentais, especialmente entre os ultra-conservadores samurai em dominios agindo independentemente, tais como Choshu e Satsuma. Muitas pessoas, porém, depressa reconheceram as grandes vantagens das nações ocidentais na ciência e no exercito, e defendiam uma completa abertura ao mundo exterior. Finalmente também os conservadores reconheceram este facto depois de serem confrontados com navios ocidentais em diversos incidentes.

Em 1867/68, o governo Tokugawa caiu devido à intensa pressão política, e o poder do Imperador Meiji foi restaurado.



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