Crucifies my enemies....

quarta-feira, outubro 06, 2004

O piolho na evolução do ser humano

As diferenças genéticas encontradas nas duas espécies de piolhos que hoje em dia parasitam o Homem sugerem que cada uma delas terá vivido os últimos 1,8 milhões de anos em duas espécies distintas de hominídeos. No entanto, o momento em que passaram de um antepassado comum para duas espécies distintas terá acontecido ligeiramente mais tarde que a cisão que deu origem ao Homo sapiens e ao Homo erectus.

Esta conclusão permite retirar uma outra: os nossos antepassados terão interagido com o Homo erectus, através de lutas, partilha de roupas ou sexo, uma vez que os piolhos apenas saltam de uma espécie para outra através de contacto directo.

"Sabemos que tanto o Homo sapiens como o Homo erectus viveram na Ásia entre 50 a 20 mil anos atrás", disse David Reed, autor do estudo, à revista científica britânica New Scientist.

Sabe-se ainda que uma das duas espécies de piolhos que hoje em dia parasitam o Homem pode ser encontrada no corpo ou na cabeça de qualquer ser humano no mundo inteiro. A outra espécie apenas pode ser encontrada na cabeça das populações da América.

Os investigadores acreditam que a espécie encontrada na América terá apenas evoluido no Homo erectus enquando a segunda se desenvolveu apenas na linhagem que terminou no Homo sapiens.

Sem comentários: