Crucifies my enemies....

segunda-feira, setembro 06, 2004

Machu Pichu

Bem, para quem não sabe, este é um dos meus destinos de sonho, e por isso vou por aqui um pouco da historia deste sítio maravilhoso.

Machu Pichu é uma cidade localizada na cordilheira dos Andes, onde actualmente é o Peru. Fica a 70km a noroeste de Cuzco, no topo de um penhasco, escondendo-a do desfiladeiro de Urabamba, que fica por baixo. O penhasco está localizado entre o bloco de rocha e o impressionante Huaynac Pichu, à volta do qual o Rio Urubamba dá uma curva acentuada. A área circundante está coberta de vegetação densa, alguma dessa vegetação cobrindo socalcos de cultivo pre-colombianos.
Machu Pichu (que significa "Pico Principal") foi mais que provavelmente uma propriedade real e um retiro religioso. Foi construido entre 1460 e 1470 DC por Pachacuti Inca Yupanqui, um governante Inca. A cidade está a uma altitude de 2450 metros, e está situada bem acima das nuvens do desfiladeiro do Rio Urabamba, por isso, provavelmente, não teria nenhum significado a nivel administrativo, militar ou comercial. Após a morte de Parachacuti, Machu Pichu passou para a ser propriedade da sua corte, que se tornou responsavel pela sua manutenção, administração e quaisquer novas construções.
Machu Pichu era uma cidade com aproximadamente 200 edificios, maior parte deles residências, muito embora também houvessem templos, armazéns e outros edificios publicos. Tem construção poligonal, caracteristica deste periodo Inca.
Cerca de 1200 pessoas viviam em e à volta de Machu Pichu, maior parte delas mulheres, crianças e padres. Pensa-se que os edificios foram idealizados e construidos sob a supervisão de engenheiros profissionais Incas. Maior parte das estruturas foram construidas de blocos de granito, cortados com instrumentos de cobre ou pedra, e suavizados com areia. Os blocos encaixam perfeitamente sem qualquer tipo de argamassa, muito embora nenhum dos blocos seja igual em tamanho e tenham muitas faces, alguns chegando a ter 30 esquinas. As junções são tão apertadas que até mesmo uma minuscula navalha não conseguiria entrar nesse espaço. Outra característica única em Machu Pichu é a sua integração a nivel arquitetónico na paisagem envolvente. Formações rochosas existem foram utilizadas na construção das estruturas, esculturas forma gravadas na própria rocha, agua corre através de cisternas e canais de pedra, e templos ficam "pendurados" em penhascos.
As casas tinham telhados de colmo com uma inclinação acentuada e portas trapezoidais; janelas eram fora do comum. Algumas das casas tinham dois andares; o segundo andar era provavelmente alcançável através de escada, que provavelmente seria feita de corda, uma vez que não existiam muitas árvores aquela altitude. As casas, em grupos de até 10, localizavam-se à volta de um pátio comunitário, ou alinhadas em pequenos terraços, eram ligadas por becos estreitos. No centro existiam grandes praças; cercados para gado e socalcos para cultivo de milho extendiam-se ao longo dos limites da cidade.
Os Incas plantavam colheitas, tais como batatas e milho em Machu Pichu. Para terem o maior rendimento possivel, usavam sistemas complexos de elaborar socalcos e sistemas de irrigação avançados, com o intuito de reduzir a erosão e aumentar a área disponível para o cultivo. No entanto, provavelmente não se produziria excesso de produtos que justificasse a sua exportação para Cuzco, a capital Inca.
Uma das mais coisas mais importantes encontradas em Machu Pichu é a Intihuatana, que é uma coluna de pedra erguendo-se de um bloco de pedra do tamanho de um piano de cauda. Intihuatana significa literalmente "para amarrar o sol", muito embora é usualmente traduzido por coluna de observação solar. À medida que o solistício de inverno se aproximava, quando o sol parecia desaparecer mais cada dia, um padre presidia a uma cerimónia para amarrar o sol à coluna, com o intuito de evitar que ele desaparecesse para sempre. As outras Intihuatanas foram destruidas pelos conquistadores espanhois, mas pelo facto dos espanhois nunca terem encontrado Machu Pichu, esta coluna ficou intacta. Múmias foram também encontradas neste local, a maior parte delas, mulheres.
Poucas pessoas, para além dos vizinhos mais próximos dos Incas, sabiam realmente da existência de Machu Pichu. Antes da chegada dos conquistadores espanhois, a varíola espalhou-se. 50% da população tinha morrido por esta doença até 1527. O governo começou a desmoronar-se, parte do império dividiu-se e intalou-se a guerra civil. Por isso, no tempo em que Pizarro, o conquistador dos Incas, chegou a Cuzco, em 1532, Machu Pichu tinha sido já esquecida.
Machu Pichu foi redescoberta em 1911 por Hiram Bingham, um professor da universidade de Yale. Bingham procurava Vilcabamba, que tinha sido a ultimo reduto de resistência por descobrir do império Inca. Quando tropeçou em Machu Pichu, pensou ter encontrado tal cidade, muito embora maior parte dos entendidos acreditem que Machu Pichu não é Vilcabamba.
Machu Pichu nunca foi completamente esquecida, porque um punhado de pessoas ainda vivia na área, onde se encontravam livres de visitas indesejáveis, militares procurando voluntários ou cobradores de impostos, como contaram a Bingham.

E foi assim, um momento de história.

9 comentários:

Anónimo disse...

Machu Pichu para ti também!!!
E será que aguentarás a ir de mota até lá?
ups...não poderás.

Anónimo disse...

um dia veremos isto com os proprios olhos!

Anónimo disse...

zzzzzzzzzz
http://www.azursoft.fr/gameup.com/dossiers/e3/images/insolite/j2/dormir.jpg

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luke disse...

Já curei insónias de alguém......E enganam-se posso ir de mota.
Há barcos que a transportam.
E sim, havemos de ver isso com os nossos próprio olhos!!!!!

Father R. Filipe disse...

Toca mas é a ir de avião!!!
E comprar tudo ao Belmiro ok?
eheheheheheh ;)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olha que para conseguires ir a Machu Pichu é preciso pulmão...
Toca a correr com mais regularidade :-)

LB

Anónimo disse...

Olha uma expedição até Machu Pichu!
Com longas caminhadas e garrafas de oxigénio!
Sim, porque não existem estradas para carros ou motas!

LL