Crucifies my enemies....

quinta-feira, setembro 23, 2004

Hoje aconteceu isto...

1938 Nasce a actriz Romy Schneider

1939 Morre o inventor da psicanálise Sigmund Freud, esse tarado....

8 comentários:

Luke disse...

Aprendi meu caro! Aprendi que sabe fazer copy/paste da filmografia da famosa Sissy!
Muito obrigado.
Aguardo ansiosamente pela próxima lição.
Deixe-me tentar adivinhar, a vida de Freud e o seu contributo para a psicanálise?

Luke disse...

Poupo-lhe o trabalho.

Desenvolveu os métodos da associação livre e da interpretação dos sonhos, técnicas básicas da sua teoria da personalidade. Formulou os conceitos de id, ego e superego.

Entre os livros que escreveu encontram-se obras como A Interpretação dos Sonhos (1900), Psicopatologia da Vida Quotidiana (1904), Textos Essenciais da Psicanálise I, II e III (1909) e Totem e Tabu (1913).

Sigmund Freud nasceu em 1856 em Freiburg, Morávia (hoje Príbor, na República Checa). Estudou medicina em Viena e foi membro da equipa de investigação que descobriu os efeitos da cocaína como anestésico local. Em 1884 conheceu o médico vienense Josef Breuer, que o apoiou nos seus estudos de psicologia e no desenvolvimento da teoria da psicanálise. Com Breuer aprendeu o termo «cura pela fala» e o uso da hipnose na cura da histeria. De 1885 a 1886, sob a orientação do psicólogo francês Jean Charcot, prosseguiu os seus estudos sobre hipnose em Paris. Foi Charcot quem lhe chamou pela primeira vez a atenção para o facto de os problemas dos pacientes (particularmente das mulheres) serem provocados por questões do foro sexual.

Por volta da década de 90 do século XIX, Freud estava convicto de que a problemática neurótica tinha a ver com um desenvolvimento sexual inadequado; e, em 1895, juntamente com Breuer, editou Studies of Hysteria, uma obra que muitos autores identificam com o início formal da psicanálise.

Em 1897, inicia a sua auto-análise e diagnostica as suas próprias dificuldades neuróticas, como a ansiedade neurótica, cuja causa era uma acumulação da tensão sexual.

As teorias e artigos que publicou baseavam-se no estudo de casos dos seus próprios pacientes, que eram sobretudo da classe média-superior e mulheres de meia idade.

Por volta de 1895, Freud deixou de parte a hipnose para se dedicar à técnica da associação livre, que levou à interpretação dos sonhos. Freud estabeleceu uma comparação entre o simbolismo dos sonhos e da mitologia com a religião, afirmando que a religião era infantil (Deus como a imagem do pai) e neurótica (projecção de desejos reprimidos).

No início do século XX, Freud já se fazia rodear por um largo grupo de psicanalistas, tendo alguns deles formado posteriormente as suas próprias teorias e escolas. Foi o caso de Alfred Adler (em 1911) e de Carl Jung (em 1913).

Foi Freud quem abordou, pela primeira vez, o modo como as forças do inconsciente influenciam o pensamento e o modo de agir das pessoas. A teoria da repressão da sexualidade infantil como causa das neuroses dos adultos (tal como no complexo de Édipo) gerou grande controvérsia e, mais tarde, realçou o significado dos impulsos agressivos. Tudo isto criou um movimento social e intelectual ambivalente, na medida em que nunca se tinha teorizado a sexualidade infantil como impulsionador do desenvolvimento dos seres humanos. As sua teorias, ao longo do tempo, fizeram mudar o modo como as pessoas encaravam a natureza humana e trouxeram uma maior abertura aos assuntos do foro sexual.

Compreende-se agora que o comportamento anti-social resulte, em muitos casos, de forças inconscientes, tendo estes novos conceitos levado a uma maior expressão da condição humana na arte e na literatura. Naturalmente, as teorias de Freud causaram discórdia entre psicólogos e psiquiatras, e os seus métodos de psicanálise não podem ser aplicados a todos os casos.

A seguir à ocupação da Áustria pelos nazis em 1938, Freud partiu para Londres, onde acabou por falecer em 1939.

Luke disse...

Aliás, Romy ficou famosa, muito embora na época pelas razões erradas, através do seu papel no filme "A Piscina" em que contracena com Alain Delon. Isto porque era exigido à personagem que aparecesse a maior parte do tempo em roupas diminutas, coisa que não era apanágio da sua anterior personagem Sissi. Mais, foi a custo que o filme foi feito, uma vez que os dois personagens principais tinham tido, pouco antes do inicio das filmagens, uma dura separação.
Enfim. Mais uma vez obrigado pela sua filmografia completa, desconhecia por completo a atriz em questão.

Luke disse...

actriz.. a emoção foi tanta que caiu o C......

Luke disse...

Não, nem por isso, pelo menos aqui. Apenas, e já que decidiu aprofundar o tema, eu fiz o mesmo. A razão da informação incompleta é pura e simplesmente estimular o leitor, caso se interesse pelo tema, a procurar saber mais. Portanto, não se tratar de me picar ou qualquer outro termo que queira utilizar.
Trata-se de por em prática a teoria de Confúcio, se vires um pobre não lhe dês um peixe, dá-lhe uma cana e ensina-o a pescar. Vejo que o facto do nome da actriz lhe ter despertado o interesse o fez procurar mais sobre ela. Mas havia maneiras melhores, e mais construtivas, do que o começo "Aprenda meu caro".
Volte sempre!

Luke disse...

Sim, realmente não gosto muito de cavalos. Confesso. Mea culpa.
E obviamente que são! Se não como poderiam perder o seu tempo a tecer criticas tão construtivas?
Só posso agradecer!

Father R. Filipe disse...

Mas quem é essa gaja Romy qq coisa?
Fazia filmes pornos??? não então qual o interesse?
Isto é só anónimos!!! Tá-se Não devem ter nada para fazer!!!

Luke disse...

Gostei do texto, globalmente, mas específicamente da parte em que a Guida relevou toda a sua subtileza, "Certos grupos étnicos (como os pretos e os ciganos)".
Bonito.
Mas népia de copos pelos vistos...