Crucifies my enemies....

quinta-feira, setembro 16, 2004

A 16/04/2004 Luke relembra-o

1925 – Alexander Alexandrovich Friedmann. Matemático russo, foi o primeiro em trabalhar uma análise matemática de um universo em expansão consistente com a relatividade geral, contudo sem a constante cosmológica de Einstein. Em 1922, ele desenvolveu soluções às equações de campo uma das quais claramente descrevia um universo que começou de um ponto singularidade se expandindo depois disso. No seu artigo ‘’ On the Curvature of Space’’ recebido pelo jornal Zeitschrift für Physik em 29 de junho de 1922, ele mostrava que o raio de curvatura do universo pode ser aumentado, uma função periódica de tempo.

2 comentários:

Zozobra disse...

Uma curiosidade acerca deste sr:
Durante a 1ª Grande Guerra, ele foi conselheiro e cientista para a força aérea russa, onde usava os seus imensos conhecimentos matemáticos para calcular trajectorias de bombas.
Em certa altura ele teve a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos teóricos no bombardeamento da cidade de Przemysl. Eis o que ele escreveu na altura sobre tal experiência:

"I have recently had a chance to verify my ideas during a flight over Przemysl; the bombs turned out to be falling almost the way the theory predicts. To have conclusive proof of the theory I'm going to fly again in a few days."

Luke disse...

Sim sr. Muito bem. Para além do facto de ter melhorado, tendo em conta a aplicação como é óbvio, a teoria de Einstein relativamente à expansão do Universo, procurando, a seu tempo, explicar as origens de tudo o que nos rodeia, ao aplica-la ao Big Bang. Posteriores trabalhos sobre este assunto foram realizados por Arthur Stanley Eddington em 1930, tendo a teoria evoluido à medida das descobertas da constante cosmológica, inicialmente abordada por Einstein.