É muito importante que um indivíduo que pretenda negociar no mercado cambial esteja consciente da diferença significativa entre especulação e investimento. Negociar no mercado cambial é, por natureza, uma actividade especulativa. Os mercados cambiais estão entre os mercados mais voláteis do mundo. Quando se negoceia com base numa margem, tornam-se efectivamente os mais voláteis do mundo. A especulação intra-diária no mercado cambial pode ser extremamente lucrativa e os operadores com elevado perfil de risco podem gerar enormes lucros percentuais mesmo de um dia para o outro (overnight). A actividade de negociação intra-diária constitui, no entanto, um desafio mental e psicológico e não é, de forma alguma, indicado para qualquer pessoa. A negociação intra-diária é essencialmente de especulação e os operadores intra-diários basicamente só fazem isso. A maioria das pessoas que transacciona no mercado cambial, porém, não são operadores intra-diários profissionais.
Quem contrata os serviços de corretagem no mercado cambial são profissionais numa ou noutra área. Estas pessoas não fazem especulação intra-diária mas assumem posições ocasionais de vez em quando. Isto também é especulação e não deve ser confundido com um investimento.
A conclusão é que a natureza da negociação no mercado cambial não deve tanto ao investimento como deve à especulação e à cobertura (a cobertura pode ser efectuada com instrumentos de futuros). De certa forma, é possível fazer um investimento cambial por um período de longo prazo, mas necessita de um grande valor disponível em conta e uma alavancagem reduzida.
(agora aceito a denominação atribuída)
Comments? Luke
Crucifies my enemies....
quinta-feira, julho 08, 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário