Crucifies my enemies....

terça-feira, janeiro 13, 2004

Linha Internacional de Mudança de Data

Ontem tive uma discussão bastante complicada com um amigo meu. Versava sobre a Linha Internacional de Mudança de Data.
Ok, pode parecer uma estupidez, e é, mas detesto quando tento explicar uma coisa da qual tenho a certeza, tenho poucas mas esta tinha razão, a pessoas que nem sequer dão argumentos para contrapor o que eu digo.
O assunto é simples. Existe uma linha imaginária no globo terrestre, mas propriamente a 180º do Meridiano de Greenwich, que atravessa o planeta desde o Ártico, atravessando o estreito de bering, passando pelas ilhas Kiribati, até à Antartida. Este linha é denominada a linha internacional de mudança de data.
A discussão deu-se porque eu afirmei que quem atravessa a linha de este para oeste perde um dia, e quem atravessa de oeste para este ganha um dia.
A outra parte afirmava que era uma só hora.
Esqueceu-se, obviamente que a terra gira (e bonita) sobre o seu eixo de oeste para este, o denominado movimento de rotação.

Para provar a minha ideia, socorri-me de alguns textos na Net, entre, o mais explícito deles todos, é o seguinte:

Linha Internacional da Data - O meridiano de 180º é chamado Linha Internacional da Data. É, por convenção internacional, o meridiano que determina a mudança de data. Seja qual for a data a oeste da Linha, a leste está no dia anterior. Como Terra gira de oeste para este, quando é meio-dia de uma segunda feira a leste da linha, é meio-dia de terça-feira a oeste.

Como poderão constatar 24h de diferença e não 1h.
Mas compreendo a confusão, nada mais é que um exemplo exponencial do que se passa, por exemplo, com os nossos vizinhos espanhóis. Se passarmos a fronteira, perdemos uma hora, se viermos de espanha para Portugal, ganhamos uma hora.
Agora aplique-se este sistema à escala planetária e é de mais fácil compreensão.

Sem comentários: