Crucifies my enemies....

quarta-feira, julho 13, 2005

O Inimigo às Portas - Estalinegrado

“Snipers”



A história do espantoso 'sniper' Vassili Zaitsev, que terá travado em Estalinegrado um mítico duelo com o chefe da escola de atiradores alemães, levanta algumas dúvidas entre os historiadores (muitos questionam-se até que ponto não terá sido criado o mito pela propaganda soviética ). Apesar disto, as proezas deste atirador serviram de inspiração ao filme de Jean-Jacques Annaud “Inimigo às Portas”, que recentemente passou pelos cinemas.
Encontrei uma referência a esta história no livro “Grandes Batalhas da II Guerra Mundial”, publicado pelo Diário de Notícias como edição comemorativa do cinquentenário da II Guerra Mundial.


Luta corpo-a-corpo



Em Estalinegrado, os Alemães foram forçados a abandonar as tácticas da guerra-relâmpago e do cerco, nas quais eram mestres absolutos, e a entrar na luta casa a casa, na qual os Russos, com o seu conhecimento da cidade levavam vantagem.
A batalha mais dura começou a 4 de Outubro, quando Von Paulus cercou a fábrica de tractores e outros complexos industriais na parte norte da cidade. Lutava-se de sala para sala (sempre juncadas de destroços e de corpos); os soldados de ambos os lados arremessavam granadas pelas janelas e pelas portas e depois pulverizavam o interior com o fogo das metralhadoras. Em breve estavam tão próximosuns dos outros que lutavam com as coronhas das carabinas, com pás e bocados de mobília partida. Ocasionalmente, a exaustão levava a um período de acalmia; era então a vez de o bom atirador entrar em acção. Os Russos eram exímios no tiro de pontaria e, para compensar essa desvantagem, Heinz Thorwald, chefe da escola de atiradores alemães de Zossen, voou até Estalinegrado. Aí seguiu-se um duelo de «caça» durante quatro dias, entre o alemão e um famoso atirador russo. Na maior parte do tempo, o alemão permaneceu na terra de ninguém, escondido por uma folha de ferro e alguns destroços. A sua posição foi finalmente detectada, e o ajudante do atirador russo levantou um pouco o capacete com a mão; o alemão disparou e levantou ligeiramente a cabeça para ver se tinha atingido o alvo; foi morto instantâneamente.



John Macdonald, Grandes Batalhas da II Guerra Mundial, Diário de Notícias

Sem comentários: